"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CONHECENDO OS PARASITAS DO REINO VEGETAL



foto:João Xavier
Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Ocorre parasitismo quando um organismo vive sobre outro, dele retirando seu  alimento. O organismo que retira alimento de outro é chamado parasita, e o que é parasitado é chamado hospedeiro.
           Tanto vegetais como animais podem ser parasitas ou hospedeiros. Assim, distigüem-se: a) fitoparasitas ( plantas parasitas ); b) zoo-parasitas ( animais parasitas ).
         No caso dos vegetais superiores são parasitas as plantas heterótrofas, isto é, incapazes de produzir compostos orgânicos a partir  de inorgânicos ( fotossíntese ); por isso, procuram retirá-los de outras plantas capazes dessa  função ( plantas autótrofas ). As plantas parasitas possuem haustórios ou raízes sugadoras, que  retiram das plantas hospedeiras os alimentos orgânicos que necessitam. Um bom exemplo é  o cipó-chumbo, uma planta trepadeira que, com seu caule volúvel, envolve a planta hospedeira emitindo haustórios que nela penetram.
           A erva-de-passarinho, além de haustórios, possui folhas verdes ( clorofila ), com as quais pode realizar a fotossíntese, sendo por isso considerada semi-parasita.
        O parasitismo é um modo de vida muito comum nas plantas inferiores, como bactérias e fungos, que causam doenças tanto em plantas como nos animais. Por exemplo:  as "ferrugens " do cafeeiro e da cana-de-açúcar e o "carvão" do trigo são causados por fungos.
Por outro lado, o "cancro cítrico"  e a "mancha angular" do algodoeiro são causados por  bactérias. Nos animais, a "brucelose" e a " tuberculose” são causadas são causadas por bactérias.

Um comentário:

chica disse...

Interessante esse post! Vale sempre passar aqui, mesmo que não comente, estou por aqui! beijos,chica

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO