"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 31 de julho de 2012

CONHECENDO OS SATÉLITES ARTIFICIAIS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Satélite natural, ou simplesmente satélite, é todo corpo celeste que gira em torno de um planeta. Exemplo: a Lua, que gira ao redor da Terra.
             Satélite artificial é um engenho feito pelo homem e lançado para gravitar em torno da Terra, da Lua, ou de outro astro.
            O lançamento de um satélite artificial requer, basicamente, duas operações: a) elevação, por meio de um foguete; b) colocação em órbita, que depende de atingir velocidade adequada para contrabalançar a força de atração  do astro em torno do qual deve girar.          
Equipados com emissores e receptores de dados, os satélites artificiais são empregados para duas finalidades principais: a) científica ou coleta informações sobre a atmosfera ou sobre os astros ao redor dos quais orbitam; b) tecnológica ou de aplicação, utilizando os dados obtidos para previsão do tempo, cartografia, telecomunicações, navegação, estudo dos recursos naturais da Terra, etc.
            A esses tipos básicos devem ser acrescentados os satélites do observação ou satélites- espiões.
       Quando os satélites são tripulados, recebem o nome de sondas espaciais. Quando são de grandes dimensões e destinados a permanecer em órbita por longo tempo, são chamados de estações orbitais ou estações espaciais.
Quando destinados à exploração do espaço interplanetário, são denominados astronaves ou sondas espaciais.
         Os Estados Unidos e a Rússia são os países que lançaram maior número de satélites artificiais. O primeiro satélite - Sputnik I, foi colocado em órbita 4/10/1957, pela Rússia. O
primeiro satélite tripulado - Vostok I, também foi lançado pela Rússia, em 12/04/1961. levando a bordo o major Iuri Gagarin.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget