"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 11 de setembro de 2012

CURIOSIDADES DO UNIVERSO - 3



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) As estrelas cadentes não são estrelas, e sim meteoritos que se tornam incandescentes ao penetrarem na atmosfera terrestre.
             b) Dos bilhões de estrelas existentes no universo, cerca de 700 são visíveis a olho  nu. Porém, o brilho aparente não é a mesma coisa que o brilho verdadeiro. Por exemplo: a estrela Deneb, da constelação do Cisne, é a mais brilhante de todas, porém ocupa apenas a 19ª posição pelo brilho aparente, porque está muito distante da Terra.
             c) Saturno é um enorme planeta gasoso, com 95 vezes a massa da Terra, mas apenas sete décimos da densidade da água. Além de possuir 10 satélites,  Saturno apresenta a peculiaridade de possuir um anel, completamente isolado do planeta e subdividido em três zonas de brilhos diferentes.  Acredita-se que esse anel seja um satélite ainda em formação.
              d) Os chamados asteróides são pequenos planetas cujos diâmetros variam de 770
a menos de 50km. O número de asteróides conhecidos ultrapassa 1.500, sendo que a maioria tem diâmetro inferior a 50km. Entre os maiores estão: Ceres, Palas, Vesta, Juno e Plutão, este último recentemente excluído da lista dos planetas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget