"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CURIOSIDADES DO UNIVERSO - 4



 Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O maior telescópio do mundo é o do Monte Palomar, na Califórnia ( U.S.A. ), dotado de um espelho de 5 metros, montado em um tubo aberto com 16 metros de comprimento  e 125 toneladas de peso, assentado em uma base de 300 toneladas. O tubo é giratório.
       b) Os meteoritos ou aerólitos são  fragmentos sólidos provenientes do espaço exterior. Atraídos pela gravidade terrestre, penetram na atmosfera tornando-se incandescentes pelo atrito com o ar, sendo vulgarmente chamados " estrelas cadentes ". Os menores transformam-se em poeira, porém os maiores atingem a superfície terrestre, como o meteorito de  Bendengó, com cêrca de 5.300kg, que caiu na Bahia em 1.784 e se acha exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
      c) O planeta vizinho Marte, que alguns cientistas supõem abrigar alguma forma de vida, tem um diâmetro igual à metade do da Terra. Sua massa é um décimo, sua gravidade dois quintos e sua densidade três quartos das  do nosso planeta. Sua atmosfera contém pelo menos duas vezes mais dióxido de carbono, mas nenhum oxigênio livre foi detectado. Nuvens flutuam sobre a superfície e ventos varrem o solo árido. A temperatura varia de máximos de 70-80 graus centígrados até mínimos de 150 graus negativos. Certa quantidade de água se acumula como calotas de gelo em ambos os pólos.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget