"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CONHECENDO AS CALOTAS POLARES


Geraldo Victorino de França (Voinho)

           São duas: a) calota polar Ártica, ao redor do pólo norte; b) calota polar Antártica, em torno do pólo sul. Ambas estão permanentemente cobertas de gelo; seus limites são irregulares coincidindo, aproximadamente, com os círculos polares Ártico e Antártico, respectivamente.
            A. Calota Polar Ártica. Inclui grande parte do Oceano Glacial Ártico, cuja superfície permanece congelada numa espessura  de 3 - 4 metros, formando uma crosta de gelo chamada banquisa; a camada de gelo cobre  também as terras de várias ilhas, da Groenlândia e parte do norte do Canadá, da Noruega, da Suécia, da Rússia e da Sibéria.
              No contato com as águas do mar, freqüentemente a banquisa se fragmenta formando grandes blocos de gelo, chamados "icebergs", que flutuam no oceano com a maior parte do seu volume submersa, constituindo um perigo para a navegação.
                A banquisa é despida de vegetação, exceto no contato com a " tundra ", onde aparecem musgos e liquens.
                Na faixa próxima às águas frias porém não congeladas do mar, vivem certos animais adaptados ao frio, tais como: ursos, renas, caribus, focas e morsas. Entre os organismos aquáticos encontram-se principalmente: plâncton, camarão, salmão e baleia.
                Nessa região vivem também os esquimós, um povo primitivo que constrói abrigos com blocos de gelo, chamados "iglus".
                B. Calota Polar Antártica. É   um continente gelado, rodeado pelos oceanos
Atlântico e Pacífico, ainda pouco conhecido, admitindo-se que seja um pouco maior que a Austrália. É a região mais fria da Terra - a temperatura média anual é inferior a -60 graus centígrados.
                Na orla da crosta de gelo ocorre fragmentação, com a formação de icebergs. Despida de vegetação, é habitada por poucos animais adaptados ao frio, tais como: foca, leão-marinho, pingüim e albatroz. Nas águas frias do mar, além do plâncton, encontram-se principalmente camarões e baleias.

                A Antártida não é habitada por humanos, recebendo eventualmente expedições  de cientistas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO