"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CONHECENDO BUDA E O BUDISMO



Geraldo Victorino de França (Voinho)

           Buda é um personagem de diversas mitologias orientais, fundador da doutrina religiosa Budismo.
             Mais de 500 anos antes do nascimento de Cristo, e ao tempo em que Confúcio ensinava aos chineses como viver virtuosamente, um príncipe hindu, chamado Siddarta Gautama, também denominado Sakia-Muni ou o sábio de Sakias, tornou-se famoso na Índia por sua santidade e amor por todas as criaturas, Era chamado " O Buda ", que significa " o iluminado ".
               Enquanto viveu, seus ensinamentos conquistaram muitos adeptos. Depois de morto, ergueram templos em sua honra e a religião que pregava espalhou-se pela maior parte da Ásia. Hoje, o Budismo conta com mais de 360 milhões de crentes.
               Buda nasceu em uma família nobre da classe governante do norte da Índia,  nos contrafortes do Himalaia. Foi criado por um pai que o adorava e procurava mantê-lo longe do contato e no desconhecimento  do  mal. Ainda adolescente, casou-se e teve um filho.
                Uma noite, abandonando a esposa e o filho, refugiou-se na floresta. Renunciou ao mundo e, através de toda sorte de penitências, procurou alcançar a percepção do significado da vida. Considerando que viver é sofrer, estabeleceu como princípio a renúncia de si mesmo, chamando Nirvana o aniquilamento completo e o fim a que se propunha. Dedicou o resto de seus dias a peregrinar através da Índia em pregação para difundir os seus ensinamentos.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

CONHECENDO OS ADJETIVOS



Geraldo Victorino de França (Voinho) 

              Adjetivos são palavras ou expressões que indicam as qualidades dos seres. Portanto, permitem a melhor compreensão dos substantivos.
              Quanto à sua formação, os adjetivos podem ser: a) primitivos - que não derivam de outras palavras, tais como bom, forte, feliz, etc.; b) derivados - que derivam de outras palavras, como brasileiro, famoso, carnavalesco, etc. Podem ainda ser: a) simples - branco,escuro, bonito,etc.; b) compostos - castanho-escuro, luso-brasileiro, bem-amado, etc.
               Outra classificação: a) adjetivos determinativos ou restritivos, quando indicam o ser de que se fala. Exemplos: minha casa, aquela casa; b) adjetivos qualificativos ou descritivos, quando indicam os atributos dos seres. Exemplos: casa grande, casa branca, casa baixa.
               Há também os adjetivos pátrios, que designam a nacionalidade ou lugar de origem. Exemplos: brasileiro, norte-americano, gaúcho, londrino, etc.
               Os adjetivos podem exprimir graus de  superioridade ( mais alto, muito alto ), de igualdade ( tão alto ) ou de inferioridade ( menos alto, pouco alto ).
               Os adjetivos concordam com os substantivos em gênero e número. Exemplos: homem belo, mulheres belas.

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO