"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 13 de julho de 2010

Conhecendo os Ruminantes


CONHECENDO OS RUMINANTES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Ruminantes constituem uma interessante e importante sub-ordem da ordem Artiodáctilos ( cascos fendidos ) da classe Mamíferos. São assim chamados os animais quadrúpedes que apresentam processo digestivo especial, chamado ruminação, que consiste em fazer o retorno dos alimentos ingeridos à boca para uma segunda mastigação. Possuem estômago composto, dividido em quatro compartimentos: pança ou rúmen, retículo ou barrete, folhoso e coagulador, nos quais os alimentos são digeridos, depois de mastigados pela segunda vez.
Todas as espécies de ruminantes são herbívoras, podendo ser divididos em dois
grupos: a) os que têm o estômago perfeitamente estruturado, como boi, cabra, carneiro, etc.; b)os que têm divisão incompleta da cavidade estomacal. como lhama, camelo, veado, etc.
Quase todos os povos têm ruminantes como animais domésticos e os utilizam para diferentes finalidades: produção de carne, leite, couro, lã, etc. e como meio de transporte; de tal modo que é possível fazer uma associação entre povos e ruminantes. Por exemplo: lapões e renas, tibetanos e iaques, tuaregues e dromedários, mongóis e camelos, peruanos e lhamas, europeus e americanos e bois, nordestinos e cabras, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO