"VOINHO"
Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
Aprenda com o Voinho
Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)
Aprendendo com o Voinho
terça-feira, 20 de setembro de 2011
CONHECENDO O PLANETA MERCÚRIO
Geraldo Victorino de França (Voinho)
Dos planetas que formam o sistema solar, Mercúrio é o mais próximo do Sol. Recebeu esse nome em homenagem ao mensageiro alado dos deuses da mitologia grega.
Descreve uma órbita elíptica, a uma distância variável entre 46 e 70 milhões de quilômetros do Sol, sendo visível quando passa diante do disco solar. Seu diâmetro vale 0,366 do terrestre; seu tamanho é intermediário entre os de Marte e da Lua. A gravidade de Mercúrio é muito pequena, ou seja, 0,40 m/seg2.
Possui atmosfera rarefeita e a temperatura varia entre -173 e 427 graus centígrados.
A espaçonave Mariner 10 , que passou perto de Mercúrio em três ocasiões, revelou o planeta como um mundo estéril, praticamente sem atmosfera, com a superfície cheia de crateras de impacto, semelhantes às da Lua. A sua principal característica é a existência de uma bacia geológica que recebeu o nome de Caloris cuja superfície é marcada por fraturas e cadeias de montanhas.
Marcadores:
Verbetes - Curiosidades geográficas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário