"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 17 de março de 2014

CONHECENDO AS PLANTAS FORNECEDORAS DE LÁTEX


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Látex é um líquido leitoso exsudado por certas plantas como seringueira, caucho, maniçoba, etc. A borracha natural, a laca e a gutapercha são látex coagulados.
             A seringueira é uma árvore que pode alcançar até 30 metros de altura, nativa da região Amazônica. Fazendo-se incisões na casca do seu tronco, delas escorre um látex que é recolhido e utilizado na fabricação de borracha natural.
             O caucho é outra árvore da região Amazônica que fornece látex, o qual é usado na fabricação de uma borracha de qualidade inferior  à da seringueira.
              A mangabeira é uma árvore típica do nordeste, centro e litoral brasileiros, conhecida pelas frutas que produz, as quais se prestam para a preparação de refrescos, sorvetes e sobremesas. O seu tronco exsuda um látex branco que dá uma borracha de baixa qualidade.
              Balata é  nome comum a várias árvores das Guianas, Venezuela e região Amazônica, as quais produzem um látex comestível quando fresco; e que é utilizado, quando seco, como matéria-prima elástica na fabricação de isolantes, correias, tecidos impermeáveis, etc.            

            Chicle é o nome centro-americano do látex do sapotizeiro, matéria-prima para a fabricação do chiclete ou goma de mascar.

Um comentário:

Unknown disse...

Ameiii ❤ Vou Copiar Este Texto Para Uma Pesquisa Da Minha Escola ❤✨

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO