"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL


Geraldo Victorino de França ( Voinho )

            a) Os animais herbívoros alimentam-se  de vegetais em geral, mas alguns deles são específicos. Por exemplo: o bicho-da-seda ( larva de uma mariposa ) se alimenta de folhas de amoreira, enquanto o coala - um mamífero australiano, se alimenta de folhas de eucalipto.
           b) A baleia, apesar de ter uma boca enorme, se alimenta de plâncton, pequenos moluscos  e crustáceos ( krill ) e peixes miúdos, que abocanha em grandes quantidades. Ao fechar a boca, deixa escoar a água por entre as lâminas córneas que descem pelo lado do céu da boca e funcionam como uma espécie de coador, retendo os animaizinhos.
          c) A cigarra é o inseto mais barulhento,  devido ao seu canto característico, emitido através de órgão próprio situado lateralmente na base do abdome. Só os machos cantam.
          d) As formigas cortadeiras ( saúva, quen-quém ) não se alimentam dos restos vegetais  que carregam para dentro do formigueiro. Esse material serve como substrato para um fungo  que elas cultivam e que é consumido como alimento.
           e) O maior roedor é a capivara, que vive nas margens dos rios sul-americanos e tem em  média 1,0 - 1,3 metros de altura e pode pesar até 80 kg.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO