"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 9 de março de 2019

CONHECENDO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Os Mamíferos que se adaptaram à vida aquática pertencem a três ordens: a) Cetáceos; b) Pinípedes; c) Sirênios.
              A. Cetáceos. Têm o corpo pisciforme ( semelhante ao dos peixes ), sem pelos, com as patas anteriores transformadas em nadadeiras, sem membros posteriores e, apesar de repirarem por pulmões, não podem viver fora d'água. A respiração é intermitente, feita através de espiráculos que permanecem fechados debaixo  d'água, durante vários minutos. Ao virem à tona expiram o ar viciado e aspiram ar fresco.
               Na maioria são marinhos, como a baleia; alguns são de água doce, como o boto. Variam bastante de tamanho, desde o boto com 1,50 m de comprimento até a baleia-azul, que pode atingir 30 metros e pesar 120 toneladas.
               Dividem-se em duas subordens: a) Odontocetos ou cetáceos com dentes - cachalote, boto, golfinho, etc.; b) Misticetos ou cetáceos providos de barbatanas córneas no maxilar superior, que filtram a água, permitindo-lhes alimentar-se de plâncton, crustáceos e peixinhos - baleia, jubarte, etc.
               B; Pinípedes. Mamíferos aquáticos  que têm os dedos das patas reunidos, constituindo-se em nadadeiras. As nadadeiras motrizes são as anteriores na morsa e na otária; e as posteriores na foca. Quase todos os pinípedes  se alimentam de peixes e vivem sobretudo em águas frias.
               C. Sirênios. Pequena ordem de mamíferos herbívoros de estuários, desprovidos de membros posteriores e munidos de nadadeiras dianteiras, incluindo o peixe-boi e o dugongo.
               Há ainda os mamíferos semi-aquáticosou " anfíbios ", que vivem na terra mas se adaptam também na água, como o hipopótamo, a capivara e a ariranha.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO